Rádio Rural fm do marajó.

Vistoria flagra precariedade no Hospital Municipal de Soure, no Marajó.

Vistoria flagra precariedade no Hospital Municipal de Soure, no Marajó
MPF diz que condições precárias colocam em risco moradores da região. Hospital é o único a atender a população da cidade e ainda recebe demanda de outros municípios.

Uma vistoria realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) flagrou a precariedade das condições do Hospital Municipal Menino Deus, localizado em Soure, no arquipélago do Marajó. Mofo pelas paredes, climatização insuficiente, vidros quebrados, banheiros precários, equipamentos defeituosos foram apenas alguns dos problemas encontrados no rédio.
Segundo o MPF, o hospital é o único para atender a população de Soure e ainda recebe a demanda de outros municípios próximos, fazendo atendimentos básicos de urgência e emergência, assistência ao parto normal, cesarianas, histerectomias e outras cirurgias de menor complexidade. Em casos mais graves, os pacientes têm que ser removidos de balsa para Belém.
O relatório aponta que em Soure existe apenas uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por isso, quando há uma remoção de paciente para a capital, a cidade fica sem transporte para doentes. O Hospital Menino Deus conta com uma ambulância própria, mas que está parada desde 2014, aguardando conserto.
Outro problema é o calor em quase todas as áreas do hospital. As enfermarias para mães no pós-parto, para homens e para crianças não são climatizadas, nem a farmácia, o laboratório e a sala das enfermeiras. Até no centro cirúrgico a climatização é deficiente. Na sala de partos e na sala de cirurgias apenas um ar condicionado funciona, não sendo suficiente para manter os ambientes na temperatura adequada.
Há problemas ainda com equipamentos quebrados, como a única incubadora para prematuros ou a estufa para esterilização na área de emergências, além da carência de leitos, sobretudo na pediatria e para mulheres no pós-parto.


Por G1 Pará.

Inscrições para o Sisu começam hoje.

Inscrições para o Sisu começam hoje.

Começam nesta segunda-feira (29) as inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

As vagas estão disponíveis para consulta na página do Sisu. As inscrições vão até dia 1º de junho. Na hora da inscrição, os candidatos podem escolher até dois cursos por ordem de preferência. Até o final do período de inscrição, o estudante poderá alterar a opção de curso. Também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência ou pelo sistema de cotas destinadas a estudantes de escolas públicas ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. Uma vez por dia o Ministério da Educação divulga a nota de corte de cada curso de acordo com as inscrições feitas e a classificação parcial do candidato na opção de curso escolhida.

Ao todo serão ofertadas 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições de ensino, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais. O número de vagas reduziu em relação ao ano passado, quando, no segundo semestre, foram ofertadas 56.422 vagas em 65 instituições públicas de ensino superior. A oferta depende da adesão das instituições públicas de ensino superior, que neste ano ficou aberta até o dia 19 de maio. Neste processo, valerá a nota do Enem 2016. Para participar, os candidatos não podem ter tirado zero na redação do Enem. O Sisu terá uma única chamada, e a divulgação do resultado está prevista para o dia 5 de junho. Também nesta data será aberta a lista de espera, que permanecerá disponível até 19 de junho. As matrículas serão de 9 a 13 de junho e a convocação da lista de espera será feita a partir do dia 26 de junho.

(Agência Brasil)

Helder entrega 46 caminhões a prefeituras do Pará.

Helder entrega 46 caminhões a prefeituras do Pará

O ministro da Integração Nacional Helder Barbalho assinou neste sábado (27), o termo de doação de 46 caminhões caçamba para 41 municípios do Estado. Todos os equipamentos foram adquiridos com recursos de emendas da bancada paraense em Brasília. A entrega é uma iniciativa do ministério com a bancada.
Helder anunciou que, além desses equipamentos, serão entregues outros 104 caminhões coletores de lixo e 14 lanchas ainda neste ano. Serão beneficiados 119 municípios. O investimento total é de R$ 40 milhões.
A entrega faz parte de um conjunto de medidas adotadas pelo Ministério da Integração Nacional para melhorar a infraestrutura das cidades e promover o desenvolvimento regional. “A maioria dos municípios paraenses.
Ao lado da bancada federal do Pará, o ministro Helder Barbalho segue firme em seu compromisso de garantir recursos federais para os municípios paraenses tem necessidade de renovação da frota para serviços diversos, como coleta de lixo, pavimentação de vias e infraestrutra geral.
Em momentos de crise, como a atual, a maioria não tem condições de adquirir esses veículo com verba própria”, disse Nélio Aguiar (DEM), prefeito de Santarém e presidente da Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará (Amut). “Todos estão muito agradecidos ao ministro Helder pelo apoio que tem dado aos municípios”, completou Aguiar, que falou em nome de todos os prefeitos presentes.
“Esse momento é de grande alegria é só foi possível graças à união da bancada, que disponibilizou recursos para atender municípios, e principalmente ao ministro Helder, que vem sendo um grande parceiro da bancada e das prefeituras”, declarou.
Lúcio Vale, coordenador da bancada paraense na Câmara dos Deputados.
“Hoje estamos cumprindo mais uma etapa de uma luta incansável pra ajudar o Pará. Tenho feito de minha estada em Brasília um compromisso constante para sensibilizar o governo e trazer recursos federais ao Estado”,disse Helder. “Recentemente foram liberados R$ 20 milhões para o governo do Estado executar programa de abastecimento de água nas regiões mais sofridas. E agora, a entrega desses veículos é mais uma etapa da execução de ações para o desenvolvimento dos municípios paraenses”,finalizou.
O senador Jader Barbalho elogiou a iniciativa. “Cada um dos parlamentares tem obrigação de defender e atender a população do Estado. A entrega dos equipamentos é um exemplo de união da bancada”,falou. “Helder tem sido um ministro incansá-
Entrega faz parte de um conjunto de medidas do Ministério da Integração Nacional para promover o desenvolvimento regional vel na entrega de obras e recursos ao Pará, independente da vinculação partidária”, completou.
Também estiveram presentes na cerimônia os deputados Elcione Barbalho, Joaquim Passarinho,
Francisco Chapadinha, Lúcio Vale, Eder Mauro, Nilson Pinto, Beto Salame, Hélio Leite, Josué Bengtson, Wladmir Costa, Simone Morgado, EraldoPimenta, Iran Lima, Chicão e Pastor Divino.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

Sisu do meio do ano é aberto para consulta de 51 mil vagas; inscrições começam segunda-feira.

Sisu do meio do ano é aberto para consulta de 51 mil vagas; inscrições começam segunda-feira

Prazo vai ate 1º de junho; sistema reúne vagas para o ensino superior e seleciona candidatos a partir do desempenho no Enem.


Ministério da Educação liberou, na manhã de ontem  sexta-feira (26), a consulta às vagas oferecidas no segundo semestre de 2017 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição, o Sisu reúne 51.913 vagas de graduação em 1.462 cursos de 63 instituições públicas de ensino superior. As inscrições começam na próxima segunda-feira (29) e vão até o dia 1º de junho.
Para ter acesso às vagas, é necessário entrar no site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br), e clicar no botão 'pesquisar vagas'. É possível fazer buscas por curso, instituição ou município. Podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e não tenham zerado na redação.
Os estudantes podem escolher até duas opções de cursos. O sistema seleciona os aprovados segundo a nota do Enem, considerando os pesos específicos de cada vaga.
No primeiro semestre de 2017, foram oferecidas 328.397 vagas de graduação em 131 universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.

Calendário do Sisu 2017.2

·                   Inscrições: 29 de maio a 1º de junho
·                   Chamada regular: 5 de junho
·                   Prazo para entrar na lista de espera: 5 de junho a 19 de junho
·                   Matrícula da chamada regular: 9 de junho a 13 de junho
·                   Convocação dos candidatos da lista de espera: a partir de 26 de junho


Por G1

Cartaz do Círio 2017 emociona fiéis.

Cartaz do Círio 2017 emociona fiéis

Um dos principais símbolos da festa de Nossa Senhora de Nazaré, o cartaz oficial do Círio 2017 foi apresentado ontem à noite pela diretoria do evento. Uma multidão se aglomerava desde as primeiras horas da tarde, na Praça Santuário, em Belém, para acompanhar a exposição.
 Este ano, a peça surpreendeu os fiéis pela simplicidade de sua composição. Em primeiro plano há a imagem de Nossa Senhora de Nazaré e ao fundo, pela primeira vez, a bandeira do Pará. Um dos destaques é a estrela da bandeira localizada ao lado da padroeira. O arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, explicou que o cartaz está diretamente relacionado ao tema do Círio deste ano: Maria, estrela da evangelização. “Não se pode ser paraense sem ser mariano. Queremos convidar o Pará para sermos a ponte para Jesus e que Maria seja luz aos nossos filhos”, disse Dom Alberto.
A arte é uma doação da agência Mendes Publicidade e a foto, montada por cerca de três horas em estúdio, é de autoria do fotógrafo Roberto Porpino. “Foi um grande privilégio fazer a foto do cartaz e o que me inspirou foi a imagem de milhões de pessoas tentando chegar perto de Nossa Senhora”, destacou.

ABERTURA
A apresentação do cartaz dá início à programação de evangelização do Círio. A partir de agora, os cartazes vão ser distribuídos a todas as paróquias da Arquidiocese.
A apresentação do cartaz foi precedida pela missa de descida do Glória da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré. O acontecimento é raro e só ocorre duas vezes ao ano, mais precisamente durante o lançamento do cartaz e no Círio. A descida marca o aniversário de elevação da Basílica à condição de Santuário Mariano, que este ano fez 11 anos.
Centenas de pessoas lotaram a igreja para acompanhar a solenidade. Momento de tensão e muita oração, a imagem foi descendo aos poucos, pelas mãos dos guardas da Santa até chegar a Dom Alberto. A descida também é uma oportunidade para que as pessoas fiquem mais próximas de Nossa Senhora.
Emocionada, a pedagoga Andrelina Rodrigues, 53, chorou durante os cinco minutos de ritual. “Fiquei muito emocionada porque ela é a fé que a gente carrega. Vim pedir pela vida e saúde de toda a minha família”, comentou.
A imagem foi colocada em um nicho nas proximidades do altar da igreja e vai ficar exposta até o próximo dia 31 deste mês.


(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

MEC volta atrás em critério de oferta de EaD para ensino fundamental.

MEC volta atrás em critério de oferta de EaD para ensino fundamental.
O Ministério da Educação (MEC) voltou atrás e decidiu alterar o decreto publicado hoje (26), que estabelece as diretrizes para a educação a distância (EaD). O decreto assinado pelo presidente Michel Temer e pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, permitia que as escolas ofertassem educação a distância para estudantes dos anos finais do ensino fundamental regular, do 6º ao 9º ano, que estejam "privadas da oferta de disciplinas obrigatórias do currículo escolar".
A pasta divulgou nota na noite desta sexta-feira dizendo que houve um erro no material e que a retificação "será enviada para publicação na próxima segunda-feira [29]". Com isso, a redação que volta a valer é a do Decreto 9.057 de 25 de maio de 2005.
O decreto publicado ontem (26) abria espaço para que redes de ensino públicas e privadas que não conseguissem, por algum motivo, ofertar disciplinas obrigatórias no ensino fundamental presencialmente o fizessem a distância.
A EaD para o ensino fundamental  seguirá podendo ser ofertada em casos emergenciais, a estudantes que: por motivo de saúde, estejam impedidos de acompanhar o ensino presencial; estejam no exterior; vivam em localidades que não possuam rede regular de atendimento escolar presencial; sejam transferidas compulsoriamente para regiões de difícil acesso, incluídas as missões localizadas em regiões de fronteira; estejam em situação de privação de liberdade.
No caso do ensino médio, a oferta de EaD ainda terá os critérios definidos pelo MEC em conjunto com os sistemas de ensino, Conselho Nacional de Educação (CNE), conselhos estaduais e distrital de educação e secretarias estaduais e distrital para a aprovação de instituições que desejem ofertar a modalidade.
Além da oferta no ensino básico, o decreto traz mudanças na oferta pelo ensino superior, flexibilizando regras de fiscalização. As medidas foram elogiadas pelo setor privado.

Por: Agência Brasil27 de Maio de 2017 

Participantes do Enem têm até amanhã para pagar a taxa de inscrição.

Participantes do Enem têm até amanhã para pagar a taxa de inscrição
O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.

Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até amanhã (24) para pagar a taxa do exame e, assim, confirmar a inscrição. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Os candidatos devem estar atentos aos horários estabelecidos pelas instituições onde realizarão o pagamento. O valor da taxa de inscrição é de R$ 82.

Devem pagar a taxa aqueles que não se enquadraram nos critérios de isenção e, na hora da incrição, tiveram um Guia de Recolhimento da União (GRU) gerado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta que não confirmará inscrições cujo pagamento tenha sido efetuado por meio de GRU gerada fora do Sistema de Inscrição, assim como não aceitará inscrições em valores diferentes de R$ 82.

As instituições bancárias pedem um prazo de até três dias úteis para confirmação das inscrições. O Inep recomenda que todos os inscritos confirmem a situação de suas inscrições na Página do Participante. Dúvidas podem ser solucionadas pelo telefone 0800 616161 ou pelas Redes Sociais do Inep.
O preço do Enem aumentou R$ 14 este ano. Pelas regras do edital, estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio este ano, os participantes de baixa renda que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e os que se enquadram na Lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta de pagamento pessoas com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50.

Atualmente, os pagamentos cobrem cerca de 30% do custo do exame, o restante é pago pelo Inep. No ano passado, por exemplo, o custo, de R$ 91,49 por participante, foi R$ 23,49 acima do valor pago. A autarquia diz que, mesmo com a alta, a inscrição no Enem está abaixo da média dos vestibulares do país, que é R$ 140.
As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. O resultado das provas poderá ser usado em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Até a última atualização do Inep, mais de 6,5 milhões já tinham se inscrito na prova até as 15h da data limite, na sexta-feira (19). A expectativa da pasta é chegar a pelo menos 7 milhões de estudantes.

Por: AGÊNCIA BRASIL Atualizado em 23 de Maio de 2017 às 12:57

Louvor Norte reúne milhares de jovens.

Louvor Norte reúne milhares de jovens

PAZ - Cidade Folia ficou superlotada para o encerramento do evento evangélico

Da Redação
A última noite do evento gospel Louvor Norte 2017, promovido pela Igreja do Evangelho Quadrangular no Cidade Folia, no bairro do Entroncamento, levou milhares de espectadores para orar por meio da música pelos brasileiros e pela humunidade como um todo a partir dos ensinamentos de Jesus Cristo. As quatro atrações da noite -- banda Som & Louvor, cantoras Priscila Alcântara e Gabriela Rocha e o cantor Fernandinho -- fizeram o público cantar e dançar com ritmos diferentes, mas sobretudo reafirmar a mensagem de fé e esperança por dias melhores. 

POR ORMNWS.

Açaí pode combater distúrbio bipolar.

Açaí pode combater distúrbio bipolar
Estudo - Doutorando diz que extrato do fruto será testado em estudos clínicos e pré-clínicos

Da Redação
Rico em proteínas, fibras, lipídios, vitaminas e minerais, o açai é recomendado para a prevenção de doenças como colesterol alto, aterosclerose e até mesmo câncer, além de impulsionar o sistema imunológico de forma geral. Um estudo recém-publicado foi além e definiu o fruto tipicamente paraense como uma nova esperança para o tratamento de doenças neuropsiquiátricas.

POR ORMNWS.

Louvor Norte começa com mensagem de paz ao País.

Louvor Norte começa com mensagem de paz ao País
CIDADE FOLIA - Quatro atrações fizeram multidão evangélica louvar e pular ontem á noite

Da Redação
Uma mensagem de paz e esperança ao País, a partir dos ensinamentos de Jesus Cristo: foi este o tom da abertura, na primeira noite do evento, da 29ª edição do Louvor Norte, promovido pela Igreja do Evangelho Quadrangular. Com atrações locais e nacionais, a programação, realizada no Cidade Folia, no Entroncamento, se estende hoje e amanhã, com expectativa de um público de 30 mil pessoas nas três noites. 

Por ORMNEWS.

PF faz operação para desarticular organização suspeita de fraudar seguro-desemprego e FGTS

PF faz operação para desarticular organização suspeita de fraudar seguro-desemprego e FGTS

A investigação apontou um prejuízo de R$ 320 milhões relacionados a requerimentos fraudados, entre janeiro de 2014 e junho de 2015. PF cumpre mandados em sete estados.


A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira (18), em parceria com o Ministério do Trabalho, a operação Stellio para desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudes contra programa de seguro-desemprego e FGTS que atuava em vários estados. A investigação apontou um prejuízo de R$ 320 milhões, entre janeiro de 2014 e junho de 2015.
Ao todo estão sendo cumpridos 136 mandados judiciais nos estados do Tocantins, Goiás, Pará, Maranhão, Roraima, Paraná e Santa Catarina, sendo 56 mandados de busca e apreensão, 10 de condução coercitiva, 9 prisões preventivas e 61 prisões temporárias.
A investigação apontou que requerimentos fraudulentos eram inseridos nos SINES por agentes credenciados e em escritórios montados pela organização, mediante a utilização das senhas desses agentes cooptados pelos criminosos.
A Justiça Federal em Palmas determinou a prisão de 14 agentes e ex-agentes de SINES dos estados do Tocantins, Goiás e Maranhão, que atuaram na inserção de milhares de requerimentos fraudulentos no sistema do Ministério do Trabalho.

Conforme a PF, também foi determinada a prisão de três ex-funcionários da CAIXA que facilitavam os saques dos benefícios fraudulentos por outros integrantes da organização criminosa.
A Justiça também determinou a indisponibilidade financeira de 96 pessoas suspeitas de fazer parte do grupo para ressarcir o erário público pelos prejuízos.
Os fatos estão relacionados aos crimes de estelionato, organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva, cujas penas somadas ultrapassam 50 anos.
Segundo a PF, a operação faz referência ao nome em latim stellionatu, estelionato, fraude, que veio de stellio, um tipo de camaleão que tem a pele com manchas que parecem estrelas. Stellio ganhou o sentido de trapaceiro, pela capacidade do animal de mudar a cor da pele para se confundir com o ambiente.


Por G1 Tocantins

Enem 2017 passa de 5 milhões de inscritos; prazo termina nesta sexta.

Enem 2017 passa de 5 milhões de inscritos; prazo termina nesta sexta

Inep afirma que prazo não será prorrogado. Em 2016, foram mais de 9 milhões de inscrições. 

Aedição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem mais de 5 milhões de inscritos. Segundo balanço parcial divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), às 8h desta quinta-feira (18) o sistema registrava 5.110.778 inscrições.
Os candidatos podem acessar o sistema até sexta-feira, dia 19 de maio, às 23h59. O Inep afirma que o prazo não será prorrogado.
A taxa subiu para R$ 82 e o boleto precisa ser pago até 24 de maio. As inscrições ocorrem somente no site www.enem.inep.gov.br/participante. Vale ressaltar que elas só são consideradas confirmadas após o pagamento do boleto.
No ano passado, foram 9,2 milhões de inscritos - ou seja, até o momento, foram realizados o equivalente a 55% dos cadastros de 2016. Em 2015, o total foi de 8,4 milhões.
Para fazer a inscrição, você precisar saber:

Quem é isento da taxa de inscrição

Em três casos, os candidatos poderão ter isenção na taxa, ou seja, não precisarão pagar para realizar as provas: alunos do terceiro ano do ensino médio em escola pública; candidatos inscritos no CadÚnico e candidatos de famílias de baixa renda. Conheça as regras.

Sistema de segurança

Neste ano, o sistema do Enem ganhou reforços de segurança para evitar furtos de senha. A partir deste ano, não será mais possível criar uma nova senha direto no próprio site, e o usuário receberá um alerta por e-mail quando sua senha for alterada

Datas das provas

O Enem 2017 será realizado em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro. No ano passado, a prova foi aplicada em um fim de semana (sábado e domingo, 5 e 6 de novembro). A modificação integra uma lista de novidades divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC).
No primeiro domingo, as questões serão de linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de prova; no segundo, de matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de duração.

Data do resultado

Os resultados do Enem 2017 serão divulgados em 19 de janeiro de 2018. Os candidatos continuarão podendo acessar o resultado por área de conhecimento e o desempenho individual.

Outras novidades em relação a anos anteriores

Além das mudanças nas regras de isenção e na distribuição das provas, o Enem 2017 traz outras características diferentes em relação ao ano passado:
·                   Cadernos de prova serão personalizados, com nome e número de inscrição na capa e cartão de respostas;
·                   Não serão divulgados dados do Enem por escola;
·                   Isentos do pagamento da inscrição que não comparecem perdem direito ao benefício no ano seguinte se a ausência não for justificada;
·                   Enem não valerá como certificado do ensino médio;
·                   Solicitação de tempo adicional para atendimento especial deve ser solicitada na inscrição;
·                   MEC diz que estudantes recusaram, em consulta pública, possibilidade de fazer a prova no computador.


Por G1 PA.

Louvor Norte traz grandes nomes da música gospel para o Pará.

Louvor Norte traz grandes nomes da música gospel para o Pará

Festival terá atrações nacionais, como André Valadão, entre os dias 19 e 21 de maio no Cidade Folia.


O festival de música Louvor Norte será realizado nos dias 19, 20 e 21 de maio em Belém. Durante os três dias do evento, subirão no palco do Cidade Folia os principais nomes da música gospel nacional, que trazem de forma cantada a palavra de Deus.
Entre as atrações confirmadas nesta edição do evento estão nomes consagrados como PG e banda, Gabriela Rocha, Pregador Luo, banda DN1, Sarah Farias, Preto no Branco, André Valadão, Trio Salvador, Priscila Alcântara, Som e Louvor e Fernandinho.
Serviço: O Louvor Norte ocorre entre os dias 19 e 21 de maio, no Cidade Folia em Belém. Os ingressos podem ser adquiridos nos pontos de venda (Livrarias Kadoshi Castanheira e IT Center, CPAD Templo Central e Castanheira, Bençãos Livros e Bless). Ingressos para pista custam R$ 6t0, área VIP R$ 100.

Por G1 PA

Pará é estado da região norte com maior quantidade de inscritos no Enem, diz Inep.

Pará é estado da região norte com maior quantidade de inscritos no Enem, diz Inep

Quase 170 mil paraenses já se inscreveram para o Enem 2017. Prazo termina na sexta-feira.
 

Um balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (16) aponta que, dentre os estados da região norte, o Pará é o que tem a maior quantidade de estudantes participando do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017: até a última segunda (15) foram 169.359 inscritos, que representam 4,6% dos 3.8 milhões estudantes de todo o Brasil habilitados para o exame.
O prazo para inscrição no Enem encerra na próxima sexta-feira (19), às 23h59. A taxa de inscrição é de R$ 82 e o boleto precisa ser pago até 24 de maio. As inscrições ocorrem somente no site www.enem.inep.gov.br/participante. Veja, de forma detalhada, como se inscrever no Enem.
O estudante Wander Rodrigues de Sousa, de 20 anos, é um dos paraenses que resolveram garantir sua inscrição de forma antecipada. O rapaz sonha em cursar Engenharia Civil na Universidade Federal do Pará, e já deu o primeiro passo na direção deste objetivo ao decidir não deixar a inscrição para o último dia. "Resolvi me inscrever com antecedência por precaução mesmo. As vezes o site está muito congestionado e as pessoas sempre gostam de deixar as coisas para cima da hora, então para evitar maiores problemas, já fiz minha inscrição e agora é só continuar os estudos", destaca o jovem.
Com seus quase 170 mil inscritos, o Pará tem quase duas vezes mais candidatos que o Amazonas, segundo estado da região norte em quantidade de inscritos no Enem, com 88.918. Em terceiro está Rondônia, com 42.651; seguido pelo Tocantins (33.361); Acre (27.588); Amapá (24.796) e Roraima (10.968).
Provas e resultados
O Enem 2017 será realizado em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro. No ano passado, a prova foi aplicada em um único fim de semana, nos dias 5 e 6 de novembro.
No primeiro dia de provas de 2017, as questões serão de linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de prova; no segundo, de matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de duração.
Os resultados do Enem 2017 serão divulgados em 19 de janeiro de 2018. Os candidatos continuarão podendo acessar o resultado por área de conhecimento e o desempenho individual.

Por G1 PA

Conselheiro tutelar: você sabe as funções de quem ocupa esse cargo?

 No próximo domingo (1º) serão escolhidos, em eleições, cerca de 30 mil conselheiros tutelares em todo o país. São eles que devem garantir o...