Pará apresenta redução no número de casos de dengue em 2017, diz Sespa
De janeiro a marçoo deste ano foram confirmados 1.767 casos da doença. Na Alepa, projeto de lei propõe destinação adequada a pneus de carros para auxiliar no combate ao mosquito.
Dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sespa) apontam que de janeiro até março deste ano foram confirmados 1.767 casos de dengue no Pará. No ano passado, no mesmo período, foram confirmados mais de 4. 200 casos, o que representa uma redução de 58%.
Entre os municípios que lideram os casos de dengue estão Parauapebas, no sudeste do Pará, com 262 casos confirmados e Marabá, no sudeste paraense, com 208 casos confirmados.
Para ajudar no combate ao Aedes aegypti, um projeto de lei já aprovado na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), em Belém, criou regras para a destinação dos pneus, que facilmente servem como criadouros do mosquito se abandonados nas ruas.
O texto prevê que o pneu que não tiver mais utilidade deverá ser entregue pelos usuários aos estabelecimentos que comercializam o produto para que seja dado um destino final ambientalmente adequado. O projeto de lei também obriga os estabelecimentos a aceitarem a devolução das unidades usadas. Se aprovado, pode ser uma alternativa importante no combate à doença, já que o Pará é um dos estados com maior crescimento da frota de carros, com quase dois milhões de veículos.
Câmara aprova fundo destinado ao desenvolvimento do arquipélago de Marajó
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou a criação do Fundo de Desenvolvimento Econômico da Mesorregião Geográfica do Arquipélago do Marajó, no Pará. O objetivo é destinar recursos para atividades produtivas visando ao desenvolvimento dos municípios da região.
O fundo terá como fonte os recursos concedidos por entidades de direito público ou privado, nacionais ou estrangeiras, por meio de contribuições, doações e financiamentos.
O texto prevê ainda a possibilidade de aplicação de recursos pela União, com contrapartidas do governo do Pará, nos casos de liberação de recursos a fundo perdido.
Como o texto tramita em caráter conclusivo, já está aprovado pela Câmara, e deve seguir para análise do Senado.
Necessidades
A criação do fundo está prevista no Projeto de Lei 2877/15, da deputada Simone Morgado (PMDB-PA), e recebeu parecer favorável da relatora, deputada Soraya Santos (PMDB-RJ). “A região precisa de recursos, e abrimos assim uma possibilidade de investimentos”, disse.
O projeto de lei foi aprovado com as modificações da Comissão de Finanças e Tributação, que buscou sanar a restrição para a criação de fundos, prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2016. A norma considera incompatíveis com o orçamento propostas que criem fundos com recursos da União.
Sendo assim, o texto aprovado pela comissão eliminou, como fontes de recursos do novo fundo, dotações do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), do Fundo da Amazônia destinados ao Pará e do Tesouro Nacional. Em vez dessas fontes, foi proposta a possibilidade de aplicação dos recursos da União com contrapartidas do governo estadual.
Outra modificação aprovada veda as condicionalidades impostas pelas entidades financiadoras do fundo, como as privatizações dos regimes de previdência de servidores estaduais.
ÍNTEGRA DA PROPOSTA: PL-2877/2015
Reportagem - Marcello Larcher - Edição - Rachel Librelon
'Agência Câmara Notícias'
Hoje Dia 28 de abril. em São Sebastião da Boa vista, Professores,
funcionários e alunos da escola João XXIII também fizeram protesto pela manhã contra
as reformas do governo .
OPERAÇÃO PIRACEMA 2017
Uma ação de combate às práticas ilegais junto ao meio ambiente, foi realizado ontem no município de Soure. Ela está sendo chamada de Operação Piracema e conta com a ação da Polícia Civil, Icmbio e Sema de Soure.
Os integrantes da ação ocorrida durante todo o dia desta terça feira 25, percorreram extensa área de matas costeiras e praias, pelos afluentes do rio Paracauary, indo além da fazenda Cuieiras, para localizar infratores com ações que degradem o meio ambiente.
Durante a ação desta terça foram apreendidas, 02 espingardas, 01 motoserra, O2 pássaros silvestres que foram libertados de imediato e mais de mil metros de rede de pesca em uso.
Participaram da ação pela polícia civil o Delegado Superintendente, Rodrigo Amorim, o Chefe de Operações, Davison Wilker e o investigador João Paulo.
A operação Piracema se desenvolve motivada pela necessidade de proteger o período do defeso, em função de que alguns pescadores ainda não respeitam este período, e se mantém na prática da pesca predatória, o que a lei não permite.
Outras ações de fiscalização serão realizadas nos próximos dias.
ONTEM DIA 25 DE ABRIL,
ACONTECEU EM SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA. A AUDIÊNCIA PÚBLICA. ONDE ESTAVAM PRESENTES OS CONSELHEIROS TUTELAR, ESCOLAS E PODER EXECUTIVO SENDO REPRESENTADO
PELA VICE- PREFEITA DO MUNICÍPIO Dilma Azulay .
Objetivo : Conscientizar e fomentar o debate entre a sociedade local e os órgãos públicos, com vistas a criar estratégias para o enfrentamento da violência (abuso e exploração) sexual na região do Marajó:
A equipe da Delegacia Fluvial prendeu ontem dois suspeitos de planejar o roubo à embarcação “Oliveira Nobre”, na madrugada de 11 de junho de 2016, e que resultou em latrocínio. Os irmãos Josiel e Rodrigo Chaves da Cruzforam presos juntos, no Parque Verde, em Belém. O delegado Arthur Braga, titular da delegacia especializada em crimes nos rios do Pará, explica que as investigações se iniciaram após a prisão de quatro assaltantes que invadiram a embarcação. Um dos acusados atirou no comandante do navio, que seguia de São Sebastião da Boa Vista, no Marajó, para Belém. Moisés Lira Pantoja, 48 anos, dono da embarcação, morreu no local.
“Na casa de um dos presos no ano passado foi encontrada uma lancha que pertence a Josiel. Foi a partir disso que as investigações foram desenvolvidas, até buscarmos mais elementos que comprovassem que os dois irmãos estão envolvidos no crime”, explica o delegado.
HOJE NO ANIVERSÁRIO DA ESCOLA PADRE JOSÉ DE ANCHIETA, OS ALUNOS FAZENDO SUAS HOMENAGEM A TODOS OS DIRETORES E PROFESSORES, QUE PASSARAM NESTA ENTIDADE ESCOLAR. E ASSIM LEMBRANDO OS VELHOS TEMPO DA ESCOLA ANCHIETA. PARABÉNS PARA ESSA ESCOLA TÃO QUERIDA E TÃO AMADA PELO SEUS ALUNOS E PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NA MESMA. 35 ANOS DE MUITAS HISTÓRIAS... FOTO:THIAGO PAES,
É com muita alegria e satisfação que
queremos, neste momento, publicizar o nosso IV ENCONTRO DOS AMIGOS BOAVISTENSES,
o qual tem como objetivo principal proporcionar um gde (re)encontro entre os
conterrâneos e a colônia BOAVISTENSE que reside em Belém, bem como os nossos
amigos limoeirenses, muanenses, curralinhenses, oeirenses e demais amigos
marajoaras e de outras regiões de nosso Estado...
Esperamos que este ano seja o melhor de todos os anos anteriores, pq o nosso
desejo é sempre melhorar/aperfeiçoar o nosso evento, para que o nosso objetivo
central seja alcançado da forma mais prazerosa possível. Reiteramos o nosso
desejo q vcs possam nos ajudar, no sentido de divulgar o evento nas redes sociais
e, sobretudo, participando no dia 01.05, a partir das 13h na Casa de Show
Botequim do nosso mega evento. Desde já o nosso muuuuito obrigada!!!
Frisamos que o valor do ingresso será apenas 10 reais, apenas
Att. Comissão Organizadora (Renise Tavares, Carlos Camarão, Deusdeti Silva,
Edilherme Fazzi, Andréa Frazão, Pretinha Cruz e Ronaldo Tavares)
Dia 19 de abril o Prefeito Hilton Lima Lima Recebeu em seu Gabinete o Sr. Mauro Parreira . Analista do SEBRAE-PA gestor do Fruticultura do açaí no Marajó e região metropolitana. Sr. Benedito Carvalho Diretor Financeiro da Copavem. Sr. JOSÉ MORAIS. Presidente da cooperativa. E presentes estavam os secretário. Alairson Silva Secretário de pesca. Mésias secretário de agricultura do município de Boa Vista. Tudo para trazer grandes melhorias para o nosso município. E o Governo Democrático Reconstruindo a Nossa História.
ontem o Prefeito Hilton Lima Lima Esteve Presente na entrega do CRED.CIDADÃO, onde esteve presente a Dra. Ana Felix. Gerente do CRED.CIDADÃO no Marajó, E assim dando mas oportunidade de investimento. para os amigos Boavistenses. É o Governo Democrático Reconstruindo a Nossa História.
Carne estragada que seria
usada em merenda escolar é apreendida no Marajó
Cerca de 800
quilos de carne estragada estavam sendo levados para escolas municipais de
Soure. Dono da mercadoria foi detido.
Cerca de 800 quilos de carne bovina foram apreendidos em
Soure, na Ilha do Marajó. A carne estragada seria usada na merenda escolar na
rede municipal de ensino. A Polícia Civil fez a apreensão após denúncia
anônima, e divulgou o balanço da ação nesta terça-feira (18) .
A Prefeitura Municipal de Soure
informou que a referida empresa, até o momento, não entregou nenhum quilo do
produto para o município e que qualquer item só é recebido pela equipe após a
verificação de conformidade com a amostra requerida no certame licitatório, que
prevê carne resfriada e embalada a vácuo, com o selo de inspeção federal.
A carne foi encontrada no interior
de um caminhão-baú no porto da balsa que faz a travessia do rio Paracauari,
entre as cidades de Salvaterra e Soure. Segundo o delegado Rodrigo Amorim,
titular da Polícia Civil em Soure, o veículo saiu de Salvaterra com a carga que
seria distribuída em escolas de Soure.
O caminhão foi abordado no momento
em que desceu da balsa. No veículo, estavam o motorista e o dono da carga, um
homem de 42 anos. "Dentro do baú, foram encontrados diversos sacos de
carne em estado de decomposição. Após solicitação de documentos necessários
para transporte do produto, o dono da carga informou que não estava de posse da
documentação", explica o delegado. Assim, foi acionada a Agência de Defesa
Agropecuária (Adepará) para averiguar a situação.
O dono da carne foi conduzido para a
Delegacia, para ser autuado em flagrante por receptação e depósito de produto
inapropriado para consumo de pessoas. Ele vai permanecer recolhido à disposição
da Justiça. Os 800 quilos de carne, detalha o delegado, foram incinerados.
O suspeito detido venceu uma
licitação aberta pelo município de Soure para contratação de distribuidora de
carne bovina para a rede municipal de ensino de Soure. Em depoimento, ele
alegou que a carne era procedente de uma fazenda de sua propriedade, mas não
disse o nome da empresa fornecedora.
Segundo o delegado, em informações
coletadas durante a apuração do caso, a carne tinha como destino a merenda
escolar. O produto não apresentava o selo obrigatório de inspeção da Vigilância
Sanitária nem autorização da Adepará. A equipe da Agência de Defesa
Agropecuária acompanhou todo o trabalho da equipe de policiais civis em Soure.
"A médica veterinária do órgão público atestou que a carne estava inapta
para consumo", ressalta.
A Prefeitura de
Soure esclareceu ainda sobre o processo licitatório vencido pela empresa. Veja
na íntegra a nota enviada ao G1:
A Prefeitura
Municipal de Soure esclarece que realizou, no dia 14 do mês de março do
corrente, processo licitatório visando a aquisição de gêneros alimentícios para
a merenda escolar, do qual saiu vencedora, no item carne, a empresa J.N. do
Carmo - ME, cumprindo rigorosamente com todos os critérios para vencer o
certame, com atestado de capacidade técnica e entrega de amostras devidamente
verificadas pelo Nutricionista do Município, vinculado à Secretaria de
Educação.
Ressalte-se que a
empresa, até o presente momento, não entregou nem um quilo do produto licitado
para o Município.
A Prefeitura
informa, ainda, que qualquer item só é recebido pela equipe do Município após a
verificação de conformidade com a amostra apresentada no certame licitatório,
bem como o item indicado na proposta vencedora, que no caso foi carne resfriada
e embalada a vácuo (Mafripar), com o devido Selo de Inspeção Federal.
Informa, ainda, que
todo Material destinado a merenda escolar é entregue, unicamente, na cozinha
industrial, onde é preparada parte da merenda e feita a distribuição para as
Escolas.
A Prefeitura de
Soure tomou conhecimento, através da imprensa, que o caminhão da empresa
vencedora da licitação foi apreendido, não tendo responsabilidade nenhuma pois
não chegou a receber o produto.
Portanto, as
informações evidenciadas pela imprensa, de que a carne seria utilizada na
Merenda Escolar são inverídicas, pois o produto sequer chegou a ser entregue e,
em momento algum, o Município receberia produto em desconformidade com o detalhado
no processo licitatório.
Ressalte-se que as
medidas administrativas e judiciais para responsabilizar o fornecedor já estão
sendo tomadas pelo Município.
Por G1 PA, Belém
Nos dias 24 e 25 de Abril, segunda e terça feira, estará em São Sebastião da Boa Vista o Posto Flutuante de atendimento Banco Ilha do Marajó.
Serviços oferecidos pelo Posto de Atendimento Barco Ilha de Marajó, da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL:
- Abertura de contas Corrente e Poupança
- Consulta de Contas Inativas do FGTS
- Liberação de Saques de FGTS
- Liberação das Cotas do PIS para aposentados ou maiores de 70 anos
- Solicitação de Cartões Sociais (Bolsa Família e Cartão do Cidadão) e Cartões de Contas Correntes e Poupanças
- Criação, alteração e desbloqueio de senhas de Cartões Sociais e Cartões de Contas
- Desbloqueio de Cartões Sociais e de Contas
- Consultas de Benefícios Sociais, Bolsa Família, Seguro Defeso, Seguro Desemprego, PIS, FGTS, Bolsa Verde, etc...
- Transferência do recebimento de Benefícios do INSS para contas da CAIXA
- Crédito Consignado do INSS, para quem recebe em contas da CAIXA
- Empréstimos, cartões de crédito, antecipação do 13º salário para quem recebe em contas da CAIXA, antecipação da Restituição do Imposto de Renda para quem indicou conta da CAIXA para recebimento
- Crédito CDC e Limite de Cheque Especial para quem tem conta da Agência Barco.
- Renegociação de dívidas da CAIXA, em atraso.
- Venda de Seguro de Vida, Seguro Residencial, Seguro de Automóvel, Títulos de Capitalização, Previdência Privada, Consórcios de Casa e de Carro.
- Atividades de caixa, que não envolvam dinheiro vivo, nem saque nem depósitos, apenas débito e crédito (O Posto de Atendimento Barco não transporta dinheiro).
Exemplos:
Transferência de um valor em conta da CAIXA para outra conta da CAIXA ou para outro banco;
Pagamento de qualquer beneficio social, abono do PIS, FGTS, Bolsa Família, Seguro Defeso, Seguro Desemprego, desde que o pagamento seja feito através de crédito em uma conta da CAIXA, onde posteriormente o interessado faz o saque de dinheiro vivo na casa lotérica. Essa opção pode ser útil para quem ainda não recebeu o seu Cartão Social, mas tem conta na CAIXA.
Recebimento de Boletos ou Carnês de Cobrança, onde o dinheiro para o pagamento esteja depositado em uma conta da CAIXA fonte Afinéias Marinho.
MELHOR POR DO SOL DO MUNDO EM SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA-MARAJÓ-PAPÁ-BRASil FotoJosué Marques,
Sem filtro , sem montagem Espetáculo da natureza MELGAÇO MARAJÓ - PÁ
Foto:Otoniel Lucio De Souza Souza
Final de Semana na Veneza. Boa Vista Cidade linda. Domingão de Praia na Veneza do Marajó. Parabéns pelos seus 145 anos. FOTO: Thiago Paes Fonte Marajó informações.
SÃO SEBASTIÃO DA DOA VISTA. Ilha do marajó Pará.. vamos compartilhar a beleza do nosso marajó.