Rádio Rural fm do marajó.

SAÚDE



Termina hoje campanha de vacina contra sarampo para crianças e jovens

Imunização é principal medida de controle da doença
A campanha de vacinação contra o sarampo voltada para crianças e jovens com idade entre 5 e 19 anos termina nesta sexta-feira (13). Este é o público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença, iniciada em 10 de fevereiro, com a convocação de 3 milhões de pessoas dessa faixa etária.
O Ministério da Saúde informou que, até o início do mês, 28.783 pessoas dessa faixa etária foram vacinadas. Outras 99,6 mil pessoas já tinham sido vacinadas entre janeiro e o início da campanha.
A pasta lembra que a principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacinação, que está disponível durante todo o ano nos 42 mil postos de saúde do país. Para viabilizar a ação, o ministério encaminhou neste ano 3,9 milhões de doses da vacina tríplice viral, 9% a mais que o solicitado pelos estados.Este quantitativo é destinado à vacinação de rotina, às ações de interrupção da transmissão do vírus e à dose extra chamada de dose zero para todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.
A campanha de vacinação faz parte de uma estratégia nacional para interromper a transmissão do sarampo e eliminar a circulação do vírus. As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado. “As duas primeiras etapas já ocorreram em 2019, com a realização de campanha de vacinação nacional, em outubro, de crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. A segunda etapa aconteceu em novembro para a população de 20 a 29 anos”, informou o ministério.
Ainda segundo a pasta, duas outras etapas de mobilização darão continuidade às ações em 2020, além da prevista para fevereiro: entre junho e agosto, para o público com idade entre 20 a 29 anos; e em agosto, para a população de 30 a 59 anos de idade.

Casos em 2019

Segundo o Ministério da Saúde, em 2019 foram registrados 18,2 mil casos de sarampo em 526 municípios. Em São Paulo, foram registradas 14 mortes e uma em Pernambuco. O maior número de casos também foi registrado em São Paulo, 16 mil. 
Com o retorno da doença, o Brasil perdeu o status de país livre do sarampo em 2019, concedido pela Organização Mundial da Saúde em 2016.

Sarampo

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida por meio da fala, da tosse e do espirro. Os principais sintomas são mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite. A vacina é fornecida pelo Ministério da Saúde e está disponível gratuitamente em postos de saúde de todo o país.
Quem apresentar doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até modificação do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença. Também não é indicado o imunizante a quem recebeu imunoglobulina, sangue e derivados, transplantados de medula óssea, e também a quem apresenta alergia ao ovo e gestantes.
Edição: Aline Leal

Por: Agência Brasil - Brasília


Helder Barbalho participa de lançamento de programa federal voltado para o Marajó


Governo Federal lança, nesta terça-feira (03), no Palácio do Planalto, o programa “Abrace o Marajó”, que tem o objetivo de melhorar o IDH dos municípios da região a partir da ampliação do alcance e do acesso da população marajoara aos direitos humanos. A inauguração teve participação do Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho. 
O programa - que é gerido no âmbito do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) - foi desencadeado, segundo o portal do Ministério, por causa dos altos índices de exploração sexual e violência contra crianças, adolescentes, juventude, mulheres e pessoas idosas.
  
“Será o nosso primeiro momento de ‘basta’ de tanto sofrimento, de tantas agruras e de tantas violações de direitos, especialmente da exploração sexual de crianças e a violência doméstica”, afirmou a ministra do MMFDH, Damares Alves.

Já estamos em Brasília para o lançamento do Programa Abrace o Marajó. #AbraceOMarajó pic.twitter.com/64aYluTniX
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) March 3, 2020

ABRACE O MARAJÓ
A primeira fase do Programa aconteceu em 2019, na qual foram realizados: atendimentos médicos e jurídicos, além de audiências públicas para acolhimento de reivindicações; palestras sobre violência doméstica contra a mulher e exploração sexual infantil; e serviços gratuitos de cobertura de eixo a fim de prevenir acidentes como, por exemplo, escalpelamentos.
Já a segunda fase do Abrace o Marajó possui seis objetivos específicos. Dentre eles, auxiliar na ampliação e no aumento da qualidade dos serviços públicos prestados e contribuir para melhoria dos indicadores de educação, de saúde, de segurança e de renda.
O programa também tem como objetivo fomentar a atuação da sociedade civil e do setor privado nos municípios que compõem o Arquipélago do Marajó e cooperar para a redução dos índices de violação de direitos da família, da mulher, da criança e do adolescente, do jovem, da pessoa idosa, da pessoa com deficiência, dos povos indígenas e das comunidades tradicionais.
As outras metas são: contribuir para o fortalecimento dos vínculos familiares intergeracionais e contribuir para a sustentabilidade das políticas públicas e dos programas implementados nos municípios que compõem o Arquipélago do Marajó.
“O Marajó é riquíssimo, a população marajoara é incrível, e nós, Poder Público e Privado, juntos, contribuiremos para o florescimento desse potencial e a transformação sustentável da região”, declarou Damares.

Venham com a gente abraçar o Marajó. https://t.co/g5l6jQSEMu
— Damares Alves (@DamaresAlves) March 3, 2020

ABRANGÊNCIA
O “Abrace o Marajó” envolverá empresas públicas e privadas do estado do Pará e das prefeituras dos 16 municípios da região. As ações serão desenvolvidas em conjunto por meio de 14 Ministérios do Governo Federal além do MMFDH.
São eles: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério da Cidadania; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Ministério da Defesa; Ministério do Desenvolvimento Regional; Ministério da Economia; Ministério da Educação; Ministério da Infraestrutura; Ministério da Justiça e Segurança Pública; Ministério do Meio Ambiente; Ministério de Minas e Energia; Ministério da Saúde; Ministério do Turismo; e a Controladoria-Geral da União.
Todos os 16 municípios que formam o arquipélago serão contemplados pelo programa: Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Muaná, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure.
O Marajó é o maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta, formado por cerca de 2.500 ilhas e ilhotas, com potencial de desenvolvimento e crescimento, mas que apresenta oito municípios na lista daqueles com pior IDH do Brasil.
As informações são do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

Por: DOL

No Pará, 328 famílias terão que devolver recursos do Bolsa Família


No Pará, 328 famílias terão que devolver recursos do Bolsa Família

Controladoria Geral da União identificou inconsistência em dados do programa
A Controladoria Geral da União (CGU), por meio de cruzamento de dados com o Tribunal de Contas da União (TCU), tem identificado uma série de inconsistências no Programa Bolsa Família, como forma de cancelar os pagamentos indevidos e motivados por fraude. Até o momento, foram devolvidos aos cofres públicos mais de R$ 420 mil, mas a expectativa do governo é que os processos de cobrança de ressarcimento cheguem a R$ 5,8 milhões.
No Pará, 328 famílias foram notificadas e terão que fazer o pagamento imediato dos recursos recebidos indevidamente.
De acordo com o Ministério da Cidadania, responsável pela execução do Bolsa Família, todos os casos identificados são resultantes de informações distorcidas e repassadas no ato do cadastramento. A subdeclaração, omissão de rendimentos ou manipulação de informações sobre o número de integrantes da família, com o objetivo de influenciar na possibilidade de a família ser selecionada, são exemplos das inconsistências identificadas.
As famílias envolvidas no processo já foram notificadas por meio de ofício, com aviso de recebimento e já com a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento ou apresentação de defesa no prazo de 30 dias.
Caso a defesa não seja acatada, a família ainda pode apresentar recurso junto ao Ministério da Cidadania no prazo de 60 dias, a contar da notificação de indeferimento da defesa.
Para o secretário Nacional de Renda de Cidadania, Tiago Falcão, o processo, além de facilitar a quitação dos débitos, tem efeito educativo para a sociedade. “Antigamente, os processos eram intermináveis. Agora, damos uma possibilidade de finalizar o processo imediatamente a partir do momento que o cidadão reconhece que recebeu o benefício irregularmente e restitui aos cofres públicos o recurso recebido”, justifica o secretário do Ministério da Cidadania.
Com base nas informações enviadas pela CGU, o Ministério da Cidadania instaurou 3.061 processos administrativos de cobrança de ressarcimento referentes ao ano passado.
Outros 1,4 mil foram abertos com base nos dados apresentados pelo TCU.
As notificações às famílias envolvidas em casos de fraude começaram a ser enviadas ainda em janeiro, contudo, nem todas as inconsistências identificadas redundam no recebimento indevido de benefícios. Existe m situações em que divergências na composição da família ou em sua renda não alteram o benefício da família.
O Ministério da Cidadania explica que para estes casos, apesar da não caracterização de recebimento indevido, os benefícios podem ser cancelados uma vez que a falta de atualização cadastral inviabiliza a contagem do prazo em que esta pode permanecer como beneficiária do Bolsa Família.
O cancelamento do benefício, que nem sempre decorre de recebimento indevido, é previsto no § 6º do art. 6º da Portaria MDS nº 617, de 2010. 
Por: Oliberal.com










A FEDERAÇÃO NACIONAL DOS COMUNICADORES (FENACOM)-PARÁ, PARABENIZA O RADIALISTA ARLINHO MIRANDA, CONHECIDO COMO GAROTINHO DE OURO DO MARAJÓ, HOJE PELO SEU ANIVERSÁRIO.


A FEDERAÇÃO NACIONAL DOS COMUNICADORES (FENACOM)-PARÁ, PARABENIZA O RADIALISTA  ARLINHO MIRANDA, CONHECIDO COMO GAROTINHO DE OURO DO MARAJÓ, HOJE  PELO SEU ANIVERSÁRIO.  

A Federação Nacional dos Comunicadores do Estado do Pará vem por meio das Redes Sociais Parabenizar nosso grande amigo, parceiro e futuro Representante do Município de São Sebastião da Boa Vista - Marajó, Arlindo, também mais conhecido como " Garotinho de Ouro" por mais um ano de vida!!! Os Comunicadores do Estado do Pará estão em festa e celebrando este Dia Especial!!! " Garotinho de Ouro" é Radialista e foi o primeiro Comunicador que acreditou há dois anos atrás no Projeto do Curso de Oratória e Comunicação ainda quando eu era Radialista, hoje tornou-se uma grande amigo e aliado no Projeto para o Desenvolvimento da Comunicação no nosso Estado do Pará! Parabéns @garotinho_de_ouro_do_marajo !!! Parabéns São Sebastião da Boa Vista!!! Gratidão aos amigos que fizemos neste lugar e à Prefeitura de São Sebastião da Boa Vista e a todos parceiros que receberam-nos de braços abertos neste lugar maravilhoso! Tão logo em Breve estaremos retornando trazendo novidades e novos Cursos. FELIZ ANIVERSÁRIO MEU AMIGO E IRMÃO! SINTA-SE ABRAÇADO POR TODOS NÓS!!!!
#felizaniversario #parabens #garotinhodeouro #marajo #para #brasil

Conselheiro tutelar: você sabe as funções de quem ocupa esse cargo?

 No próximo domingo (1º) serão escolhidos, em eleições, cerca de 30 mil conselheiros tutelares em todo o país. São eles que devem garantir o...