Rádio Rural fm do marajó.

No Pará, mais de 350 mil candidatos participam do Enem em 74 municípios.

No Pará, mais de 350 mil candidatos participam do Enem em 74 municípios

Belém, Ananindeua e Santarém são os municípios com os três maiores números de participantes inscritos no Enem.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado em 74 municípios paraenses, no início da tarde deste domingo (5). Estão aptas a participar do teste 354.593 mil pessoas, que representam 5,2% do total de 6.731.203 inscritos no país. Belém, Ananindeua e Santarém são os municípios com os três maiores números de participantes inscritos no Enem.
Esse número é 19,5% menor que o número de inscritos em 2016. De acordo com o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), “a queda no número de inscrições é consequência do Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio, tarefa que voltou a ser atribuída ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)”.
O teste será realizado em 265 escolas da rede estadual. Belém entra com 63 unidades e Ananindeua com 23; o terceiro maior número de locais de prova é de Santarém (15); em Abaetetuba, 10 escolas receberão o teste; em Benevides, Castanhal Bragança serão oito.
A Região Metropolitana contribui com mais de 60% dos candidatos inscritos. Dos cinco municípios que formam a região metropolitana, Santa Bárbara foi o único que não teve inscritos. E Belém é o líder entre os 74 municípios onde o teste será aplicado, na capital inscreveram-se 99.567 candidatos.

Perfil dos Candidatos Paraenses

No Pará, 23,7% dos participantes pagaram a taxa de inscrição; 58,3% foram isentos do pagamento da taxa e 18% obtiveram a gratuidade automática por serem concluintes do Ensino Médio na rede publica, neste ano.
Em relação à situação de ensino dos candidatos paraenses; 70,3% já concluíram o Ensino Médio; 21,2% são concluintes neste ano letivo e 7,6% concluirão após 2017, conhecidos como treineiros. Do total de participantes do Pará, 59,8% são mulheres e 40,2% são homens.
Entre os candidatos paraenses ao Enem, 1.762 receberão atendimentos especializados. A maioria dos casos desses candidatos é de deficiência física, baixa visão e deficiência auditiva. Serão usados 3.792 recursos de acessibilidade, sendo 98 videoprovas traduzidas em Libras, novidade desta edição. Outros 1.022 candidatos terão atendimentos específicos, sendo 57,3% dos casos de lactantes.

Por G1 PA, Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conselheiro tutelar: você sabe as funções de quem ocupa esse cargo?

 No próximo domingo (1º) serão escolhidos, em eleições, cerca de 30 mil conselheiros tutelares em todo o país. São eles que devem garantir o...